BREAKING NEWS
latest

728x90

header-ad

468x60

header-ad

MST ocupa agências do Banco do Brasil no Paraná


MST ocupa agências do Banco do Brasil no Paraná

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam, ontem (13), agências do Banco do Brasil em vários municípios do Paraná. As ocupações, que permanecem até amanhã, estão ocorrendo nos municípios de Lapa, Ponta Grossa, Cascavel, Londrina, Quedas do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Manoel Ribas, Jardim Alegre e Querência do Norte.



No Vale do Ivaí, houve invasão ontem apenas em Jardim Alegre. A coordenação estadual do movimento informou que pretende ser atendida pela superintendência regional do BB para discutir uma pauta de reivindicações que incluia renegociação de dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), infraestrutura nos assentamentos para o escoamento da produção, um programa para a construção de agroindústrias, assistência técnica para as famílias assentadas, construção de um crédito diferenciado para a agricultura familiar e a Reforma Agrária.



De acordo com um dos coordenadores do assentamento, Valdemar Batista da Silva, conhecido como Nego, existe muita burocracia para a agricultura familiar na hora de conseguir crédito ou refinanciar uma dívida. Ele reclama que há mais de um ano as famílias do assentamento Jardim Alegre tentam acessar o Pronaf A, sem obter grandes resultados. “Nem 10% das famílias conseguiram acessar o Pronaf devido à demora da emissão das DAP´s, que são realizadas através do INCRA e da Emater”, argumenta Silva.



A Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) é utilizada como instrumento de identificação do agricultor familiar para acessar políticas públicas de governo.



Leia matéria completa na edição desta quarta-feira (14) da Tribuna do Norte – O Diário do Paraná
« PREV
NEXT »

Facebook Comments APPID