BREAKING NEWS
latest

728x90

header-ad

468x60

header-ad

Dilma Rousseff e Washington Luiz inauguram Hidrelétrica de Estreito


Acompanhada do governador do Maranhão em exercício, Washington Luiz Oliveira; do governador do Tocantins, Siqueira Campos; e do presidente do Senado Federal, José Sarney, a presidente da República, Dilma Rousseff, inaugurou a Usina Hidrelétrica Estreito, na manhã de ontem (17), quando descerrou a placa, marcando o acionamento da oitava e última turbina da UHE. O empreendimento, de R$ 5 bilhões, integrante do programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), fica no Rio Tocantins, na divisa dos estados do Maranhão e Tocantins.
Também presentes os ministros do Turismo, Gastão Vieira; da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivela; e o presidente do Consórcio Estreito Energia (Ceste), Carlos Castanho, responsável pela construção do empreendimento. Ao lado de comitiva, a presidente conheceu as instalações da UTE. A partir do acionamento, todas as unidades geradoras da UHE Estreito estão em operação comercial. Com potência instalada de 1.087 megawatts, a hidrelétrica tem capacidade para atender à demanda de energia elétrica de uma cidade com quatro milhões de habitantes.
O governador do Maranhão em exercício, Washington Luiz, parabenizou todos os envolvidos na obra e destacou o empenho da governadora Roseana Sarney e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a viabilização do projeto no Maranhão. Ele ressaltou, ainda, que o projeto trouxe mais emprego e renda para o estado, observando que, atualmente, o Maranhão tem uma das maiores carteiras de investimentos públicos e privados do Brasil.
'Não poderia deixar de destacar o esforço da governadora Roseana Sarney e do ex-presidente Lula, que se empenharam para que esta usina se instalasse aqui no Maranhão. Hoje, quando olhamos para este empreendimento, não temos dúvida de que estamos construindo uma história que passa pelo desenvolvimento econômico e social do nosso estado', assinalou.
A presidente Dilma Rousseff foi enfática ao demonstrar sua satisfação em estar, definitivamente, inaugurando o projeto. Ela frisou que a usina representa o resultado de um trabalho de equipe que envolveu diversas empresas brasileiras. Destacou, também, que o empreendimento começou a ser traçado ainda no governo do ex-presidente Lula, haja vista sua preocupação com a necessidade de estimular os investimentos voltados para o setor de energia no Brasil.
'Estou muito feliz por estar aqui nesta região, que fica entre dois estados importantes para a federação. É um momento especial porque representa a comemoração de anos de trabalho, empenho e teimosia. Teimosia, considerando os problemas que este projeto enfrentou no início', disse.
Orgulho – Dilma Rousseff destacou a importância dos investimentos em energias renováveis e se disse orgulhosa do Brasil por tais iniciativas. 'O Brasil é um país privilegiado porque tem fontes a serem exploradas. Este modelo de geração de energia é, sem dúvida alguma, mais seguro e duradouro. Além de se tratar de uma energia com baixo impacto ambiental, não emite gás de efeito estufa', salientou.
A presidente lembrou que o Brasil tem 86% de sua energia elétrica proveniente da hidroeletricidade. 'Precisamos ter projetos desse tipo, que respeitem o meio ambiente. Além disso, não podemos nos esquecer dos benefícios deste empreendimento, que antes de gerar energia, gerou emprego para muita gente', lembrou a presidente.
A solenidade teve presença dos secretários de Estado Luís Fernando Silva (Casa Civil), Ricardo Guterres (Minas e Energia) e Maurício Macêdo (Desenvolvimento, Indústria e Comércio). Também presentes o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Arnaldo Melo; o deputado federal Francisco Escórcio; o diretor presidente da Vale, Murilo Ferreira; e o presidente da Alcoa para a América Latina, Franklin Feder, entre outras autoridades.

Fonte: Jornal Pequeno
« PREV
NEXT »

Facebook Comments APPID