O novo ministro do Turismo também é deputado federal pelo Maranhão
Com a demissão de Pedro Novais no inicio da noite, em reunião que durou menos de 15 minutos com a presidenta Dilma Rousseff e o vice Michel Temer, a bancada do PMDB na Câmara indicou os 79 deputados que integram a legenda para a escolha do substituto. Dilma não quis esta colocação e solicitou uma lista com os nomes indicados.
Gastão Vieira (PMDB), 65 anos, foi o nome apontado. Reconhecidamente, é mais um aliado do senador José Sarney e com sua filha, a governadora Roseana. Ele está no quinto mandato e tem uma atuação destacada no Congresso na área de educação. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão e mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), exerceu cargos de secretário no governo do Maranhão em duas ocasiões, com passagens pelas pastas de Planejamento e Educação. Na Câmara, é membro titular da Comissão de Educação e Cultura.
O deputado Gastão Vieira fez carreira política no mesmo partido e estado do demissionário Pedro Novais, Natural de São Luís, está no quinto mandato de deputado federal na Câmara, para o qual foi eleito pela primeira vez em 1995. Durante os mandatos, ocupou como suplente a Comissão de Turismo da Casa, entre 2003 e 2005.
Vieira se licenciou do mandato de deputado federal duas vezes para assumir cargo executivo no governo de Roseana Sarney, no Maranhão.De 1995 a 1998, para assumir a Secretaria de Educação e, de 2009 a 2010, na pasta de Planejamento e Orçamento. Em 1991, quando era deputado estadual, foi secretário de Educação, mas no governo de Edison Lobão, também no Maranhão.
Vieira iniciou a carreira política como deputado estadual, em 1987, e fora do PMDB, teve uma passagem pelo PSC, entre 1990 e 1994.
Da presidenta Dilma, em conversa de 40 minutos no gabinete da presidência, Vieira recebeu as primeiras orientações sobre a condução da pasta. Segundo o novo ministro, a preparação para a Copa foi o principal pedido feito.“A recomendação principal foi a Copa do Mundo, que é um grandioso evento. Ela também pediu articulação com os ministérios para o evento”, disse De acordo com o deputado, o convite feito pela presidente para que assumisse o comando do ministério do Turismo foi “muito carinhoso e amável”.
Nenhum comentário
Postar um comentário
Obrigado pelo o seu comentário!