BREAKING NEWS
latest

728x90

header-ad

468x60

header-ad

Maranhão é o segundo estado do Brasil em menor renda média familiar e primeiro do Nordeste em crescimento do Produto Interno Bruto



Os números extraídos do Censo de 2010 do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE apontam o Maranhão como a menor renda média familiar do Brasil, embora o estado tenha avançado em alguns pontos.
No Maranhão, a renda familiar média ainda é influenciada por outro fator: a idade da população. Existe no estado uma das seis populações mais jovens do Brasil, com mais de 51% das pessoas abaixo dos 24 anos e mais de 30% com menos de 15 anos de idade;
enquanto no Rio Grande do Sul 63% das pessoas têm idade para o trabalho e, portanto, contribuem para uma média superior do rendimento da família, esse índice no Maranhão é de menos de 48%, tendo em vista que 51,3% das pessoas ainda estão fora do mercado de trabalho, na imensa maioria dos casos por conta do fator idade. E é assim em 21 outras unidades da federação, onde as populações economicamente ativas são maiores percentualmente.
O estado tem boas perspectivas em curto e médio prazo para reverter os índices revelados pelo IBGE. Com mais de R$ 100 bilhões em investimentos públicos e privados no Maranhão, que integram um grande canteiro de obras espalhadas em várias regiões do estado, mais de 200 mil postos diretos de trabalho serão criados em diversos segmentos econômicos. Somente a Refinaria Premium da Petrobras, em Bacabeira, vai criar 132 mil empregos diretos e indiretos.
A chegada desses negócios tem valorizado a mão de obra local. Antes um marceneiro e um pedreiro de São Luís recebiam uma diária que representava 40% do valor cobrado pelos mesmos profissionais em São Paulo. Atualmente, principalmente depois da data da coleta de dados do último Censo do IBGE, quando se deu a explosão da construção civil, essas diárias estão equiparadas e em alguns casos até mais elevadas. Tanto é que pedreiros e carpinteiros de outros estados estão buscando o Maranhão como um bom mercado de trabalho.
« PREV
NEXT »

Facebook Comments APPID