BREAKING NEWS
latest

728x90

header-ad

468x60

header-ad

Polícia apreende motores de embarcação falsos em Belém


16 motores tipo rabeta foram apreendidos na última sexta-feira,12.
Segundo a polícia, produtos eram comercializados em uma loja da capital.


Dioe Motores Embarcação Falsificados Belém Pará (Foto: Divulgação)Delegado Neyvaldo Silva (dir.) afirma que outros motores falsificados já foram comercializados no estado pelo mesmo comerciante (Foto: Divulgação)
Uma equipe da Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe) apreendeu 16 motores de embarcação falsificados na última sexta-feira (12), em Belém. Segundo a polícia, os motores, do tipo rabeta, eram comercializados em uma loja no bairro da Cidade Velha. O dono do estabelecimento foi preso em flagrante. O material apreendido ficará recolhido à disposição da Justiça.
Segundo a Polícia Civil, é a primeira vez que ocorre um flagrante de esquema de falsificação de motores para embarcações no Pará. Segundo o delegado Neyvaldo Silva, diretor da Dioe, o motor adquirido foi encaminhado para perícia no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, que constatou as falsificações em laudo pericial.
Após a confirmação da falsificação, a equipe de policiais civis foi até a loja na rua Siqueira Mendes, onde os motores, que estavam expostos à venda, foram apreendidos. O comerciante que é dono da loja foi preso em flagrante e autuado pelos crimes de induzimento ao consumidor a erro e crime contra marcas e patentes. Ele ficará recolhido à disposição da Justiça na Dioe.
Os motores foram encontrados depois de clientes dos estados do Maranhão e do Pará reclamarem sobre a qualidade do produto e desconfiarem do preço estar cerca de 30% abaixo do mercado.
Conforme o delegado Neyvaldo Silva, ao todo, 200 motores falsificados, segundo o indiciado, teriam sido adquiridos direto da China. Apenas 16 foram encontrados. "Certamente os demais já foram comercializados e estão circulando na região ribeirinha", ressalta Silva.
De acordo com Silva, a falsificação dos motores é "bem feita" e dificilmente uma pessoa que não conheça os produtos irá identificar que os produtos são falsificados. Mas Neyvaldo aponta que há alguns detalhes que podem ajudar na identificação.
A primeira e mais importante diferença entre o motor original e o falso está no carburador. O motor original apresenta uma tampa em aço inox com componentes internos anticorrosivos e o falso tem todos os componentes do carburador em latão. Outro ponto de diferença entre os dois é a partida de retrátil do motor. No original, o acessório é feito é revestido com uma borracha e no falso não há revestimento de borracha e há o risco de o ribeirinho se ferir ao manuseá-lo.
Do G1 PA

« PREV
NEXT »

Facebook Comments APPID